terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Saúde leva atendimento a desalojados da Ilha do Cunha


Fotos: Gerson Gomes


Visitei agora há pouco, as famílias alojadas no Colégio Estadual José do Patrocínio, no Parque Leopoldina, onde fizemos uma abordagem emergencial, para levantar as necessidades da comunidade. Essas famílias moram na Ilha do Cunha e ficaram desalojadas nesta terça-feira (3), devido à cheia do Rio Paraíba do Sul. Na ocasião, também concedi entrevista à TV Record sobre o nosso trabalho junto a essas famílias para evitar que elas sejam acometidas por doenças como a hepatite A, gerando ainda mais trantornos. Queremos minimizar o sofrimento delas.

Para isso, mobilizamos profissionais da Secretaria de Saúde para prestar atendimento em tudo o que for possível. Já disponibilizamos ambulância e levamos medicamentos de Farmácia Básica.



Nesta quarta-feira (4), a partir das 8h, equipes do Programa de Assistência a Assentamentos e Quilombolas (Paaq) e o Ônibus de Vacinação do Departamento de Epidemiologia estarão no Ciep do Parque Esplanada, onde há outras famílias abrigadas. À tarde, o ônibus e o Paaq realizarão as atividades no Colégio Estadual José do Patrocínio.

Vamos imunizar contra diversas doenças e oferecer atendimentos com médicos, pediatras e enfermeiros. Haverá técnicos fazendo curativos, aferindo pressão, vacinando e tudo o mais que se mostrar necessário, como encaminhamentos para outros tipos de atendimentos.
O perigo é grande, principalmente em relação à leptospirose, doença que pode levar um mês para apresentar sintomas, e que pode ser fatal. Daí nossa preocupação em orientar as pessoas e alertar para sintomas, como febre, cor amarelada nos olhos e dor na panturrilha. A Saúde vai acompanhar as ações da Defesa Civil, para melhor atender às comunidades afetadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário